No passado dia 24 de junho, Dia de São João, o Teatro Municipal de Vila do Conde foi palco da cerimónia de entrega das Medalhas Municipais, um dos momentos mais solenes das Festas do Concelho. Presidido pelo Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, o evento prestou homenagem a personalidades e instituições que se distinguiram pelo seu contributo relevante nas áreas cultural, desportiva, social e cívica.
Durante a cerimónia, foram atribuídas três Medalhas de Mérito Cultural, entregues ao Padre Bártolo Paiva Gonçalves Pereira, a Benjamim dos Santos Moreira e ao artista plástico Filipe Marques. O Grupo Desportivo de Árvore foi distinguido com a Medalha de Mérito Desportivo.
Foram ainda atribuídas catorze Medalhas de Mérito Municipal a personalidades e entidades pelo seu serviço à comunidade, nomeadamente: Alberto Ferreira da Costa (a título póstumo), José Maria Praga Postiga (a título póstumo), Joana Rita Bogalho Teixeira Xavier, o Centro Social, Cultural e Recreativo Arvorense, a Delegação Local da Ordem dos Advogados, a Associação dos Enfermeiros do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde e a ACDM – Associação Cultural e Desportiva de Mindelo.
A autarquia homenageou também os Presidentes de Junta e Uniões de Freguesia em final de mandato, reconhecendo o seu papel de proximidade e serviço à população. Foram distinguidos Carlos Alberto Sousa Correia (Árvore), Sílvia Maria Areal Rodrigues Lomba (Fajozes), Joaquim Cândido Azevedo Moreira (Guilhabreu), Carlos Manuel Neves Batista (Junqueira), André Filipe Moreira dos Santos Araújo (Labruge), José Miguel Pinto Pereira (Vilar do Pinheiro) e Carlos Manuel da Costa Bento (União de Freguesias de Retorta-Tougue).
Na abertura da sessão, o Presidente Vítor Costa sublinhou que “estas medalhas representam o reconhecimento do trabalho e do empenho de cidadãos e instituições que se destacaram nas suas áreas de atuação, contribuindo para o engrandecimento de Vila do Conde”. O autarca reforçou ainda “a importância de celebrar o mérito e a dedicação como forma de valorizar o papel ativo da comunidade na construção de um concelho mais coeso, participativo e culturalmente rico”.