24 de Setembro, 2025 01:08

Entrevista aos Presidentes das Associações das Comunidades de Ruian em Portugal

JVCEntrevista3 meses atrás

Yilang Lin (ACICP), Guohang Yang (ACFP) e Yimin Pan (ACRP)

Sobre o entrevistado

Comunidades chinesas de Ruian e Fuqing reforçam laços com Vila do Conde 

Com uma presença significativa e dinâmica no concelho de Vila do Conde, as comunidades chinesas oriundas de Ruian e Fuqing têm desenvolvido um trabalho associativo notável. À frente das respetivas associações estão Yimin Pan, presidente da Associação da Comunidade de Ruian em Portugal, e Guohang Yang, presidente da Associação da Comunidade de Fuqing. O Jornal de Vila do Conde falou com ambos para conhecer melhor as suas histórias, os objetivos das associações que lideram e o contributo destas comunidades para a cidade onde se sentem em casa. 

Quando foram fundadas as vossas associações e quantos associados têm atualmente? Ambas estão sediadas em Vila do Conde? 

Yimin Pan (Ruian): A nossa associação foi fundada em 2022 e conta atualmente com cerca de 180 associados. Estamos, sim, sediados em Vila do Conde. Guohang Yang (Fuqing): No nosso caso, a associação foi criada em 2018 e já temos cerca de 360 associados. A sede também se localiza em Vila do Conde. 

Quais são os principais objetivos das vossas associações? 
Yimin Pan (Ruian): O nosso foco é apoiar e integrar as famílias oriundas da região de Ruian que se instalam em Portugal. Além disso, procuramos promover laços de amizade com a comunidade portuguesa e atrair investimento direto da China para Portugal. Guohang Yang (Fuqing): Os objetivos são semelhantes. A integração da comunidade, a cooperação com entidades locais e o apoio mútuo são prioridades. Aproveito para sublinhar que, desde o início, fomos muito bem recebidos pelos vilacondenses, o que facilitou todo este processo. 

Ruian e Fuqing estão entre as comunidades chinesas com maior expressão no concelho? 
Yimin Pan (Ruian): Sim, as três comunidades chinesas mais representativas em Vila do Conde são Qingtian , Ruian e Fuqing. Juntas, representam cerca de 95% da comunidade chinesa residente no concelho. Guohang Yang (Fuqing): Embora existam outras associações representativas de diferentes regiões, todas partilham o mesmo objetivo: o bem-estar das respetivas comunidades. A colaboração entre todos é fundamental. 

Há quanto tempo vivem em Portugal e, em particular, em Vila do Conde? 
Yimin Pan (Ruian): Cheguei a Portugal com 20 anos e já cá estou há 17. Vivo em Vila do Conde desde então. Guohang Yang (Fuqing): Também cheguei jovem, há cerca de 20 anos. Curiosamente, somos os presidentes mais jovens das associações chinesas sediadas em Vila do Conde. Yimin Pan (Ruian): Juntamente com Yilang Lin, presidente da ACICP. O Lin chegou a Portugal com 6 anos, estudou cá e domina muito bem a língua portuguesa, o que facilita bastante a comunicação e integração. 

Que tipo de atividades desenvolvem nas vossas associações? 
Yimin Pan (Ruian): Prestamos apoio aos nossos compatriotas em processos burocráticos, como obtenção de documentação, com ajuda de tradutores, advogados e até médicos. A integração das famílias recém-chegadas é uma prioridade. Guohang Yang (Fuqing): E fazemos questão de retribuir. Ajudamos também a comunidade vilacondense, através de doações e parcerias com instituições locais. Temos ainda associados na China que prestam apoio a portugueses que lá se encontram. É uma cooperação mútua.

Quantas pessoas, aproximadamente, oriundas de Ruian e de Fuqing vivem no concelho? 
Yimin Pan (Ruian): Estimamos cerca de 2.000 pessoas de Ruian a residir em Vila do Conde. Guohang Yang (Fuqing): De Fuqing, o número é semelhante – também em torno dos 2.000. Claro que há ainda muitas pessoas provenientes de outras regiões, como Qingtian. 

Como tem sido organizada a celebração do Ano Novo Chinês em Portugal, especialmente em Vila do Conde, e qual o papel das vossas associações nesse processo? 
Yimin Pan (Ruian): A celebração tem crescido muito nos últimos anos. Em 2024, demos um passo marcante com o primeiro desfile de Ano Novo Chinês nas ruas de Vila do Conde. Foi uma honra partilhar este momento com os vilacondenses. Este foi o segundo grande desfile que organizámos em Portugal — o primeiro foi em Lisboa há alguns anos. Agradecemos o apoio da Câmara Municipal e da Embaixada da China, que tornaram tudo possível. Guohang Yang (Fuqing): A organização destas festividades é um esforço conjunto. A ACICP, a nossa associação e a da comunidade de Heian lideram o processo, mas muitas outras associações juntam-se para dar apoio logístico e participar nas atividades. É um momento de união e de afirmação cultural. Este ano, Vila do Conde brilhou com uma celebração especial que muito nos orgulhou. 

O Jornal de Vila do Conde agradece a disponibilidade dos presidentes Yimin Pan e Guohang Yang e deseja às comunidades chinesas de Ruian e Fuqing em Portugal muito sucesso nos seus projetos e iniciativas. 

Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...