A festa e a competição fundiram-se, mais uma vez, nas águas do rio Sella, em Espanha. Na 87.ª edição do Descenso Internacional del Sella — prova que atrai anualmente milhares de participantes e espectadores — o Clube Fluvial Vilacondense (CFV) esteve entre a elite mundial, enfrentando 901 embarcações, 1304 canoístas e 25 países representados.
Com partida em Arriondas e chegada em Ribadesella, a “mítica descida” foi palco de emoções fortes, onde os atletas vila-condenses deixaram a sua marca.
Em SS1 Masculino, Henrique Oliveira conquistou a medalha de prata, enquanto no setor feminino Francisca Carmo igualou o feito, alcançando o 2.º lugar em SS1 Feminino. No K2 Júnior Masculino, Afonso e Pedro assinaram o 5.º posto, enquanto Dinis e Rodrigo terminaram em 9.º lugar.
Ainda na categoria SS1 Masculino, Eduardo Araújo foi 8.º, Luís Fernandes 11.º e José Nuno fechou em 19.º lugar.
No somatório final, o Clube Fluvial Vilacondense conquistou o 19.º lugar por equipas entre as 120 formações inscritas — “um resultado de relevo que confirma a qualidade e consistência do projeto do clube”, afirma o CFV.
“O Descenso Internacional del Sella é muito mais do que uma prova: é um espetáculo desportivo e cultural, onde o espírito competitivo se mistura com as tradições asturianas, a música, as charangas e o aroma da sidra. No cenário imponente dos Picos de Europa, a edição de 2025 voltou a provar porque é uma das competições mais míticas e apaixonantes da canoagem mundial”, realça o CFV.