A Casa Antero de Quental apresenta a exposição “Caminho de Jacinto”, do artista visual Hélder Luís, inspirada no percurso realizado por Eça de Queirós em Tormes, Santa Cruz do Douro, no ano de 1892. Esta caminhada, que o escritor fez da Estação de Comboio de Aregos até à propriedade herdada pela sua esposa, serviu de base ao romance “A Cidade e as Serras”, publicado em 1895.
O Centro de Estudos Anterianos evoca, assim, a memória de Eça de Queirós, amigo próximo de Antero de Quental, que visitou a Casa e com quem partilhou a vivência intelectual do grupo da Geração de 70.
O percurso retratado por Hélder Luís começa junto ao rio, na Estação de Aregos, e sobe pela serra através de antigos trilhos, até à propriedade que hoje acolhe a Fundação Eça de Queirós.
Natural da Póvoa de Varzim, Hélder Luís é um artista multidisciplinar que desenvolve o seu trabalho nas áreas da fotografia, design, música e multimédia.
A exposição “Caminho de Jacinto” pode ser visitada na Casa Antero de Quental, em Vila do Conde, até 30 de setembro. A entrada é livre.