O edifício do antigo Palace Hotel, devoluto há mais de meio século, vai dar lugar a um empreendimento habitacional, numa intervenção que resolve um problema urbano prolongado e respeita a memória coletiva do local.
A Câmara Municipal de Vila do Conde, reconhecendo o valor simbólico do edifício e o impacto urbano da sua localização, solicitou ao Instituto para a Construção Sustentável da Universidade do Porto a realização de um relatório técnico aprofundado. O objetivo foi avaliar o estado da estrutura, identificar riscos e aferir a viabilidade de manter parte do imóvel.As conclusões foram claras: a estrutura apresentava elevados níveis de degradação, representando um risco grave para a segurança de pessoas e bens. A recomendação técnica foi inequívoca quanto à impossibilidade de preservação do edifício existente.
Com base nesse parecer, e após várias tentativas falhadas de reconversão do espaço ao longo das últimas décadas — para fins hoteleiros ou geriátricos —, a autarquia aprovou um projeto de cariz habitacional, que prevê a demolição integral do edifício e a construção de uma nova unidade habitacional com comércio no piso térreo.
Mesmo não sendo imóvel classificado, a Câmara exigiu a integração de elementos de salvaguarda da memória do lugar. Assim, o projeto aprovado inclui a criação de uma “Vitrine Memória” — uma fração no rés-do-chão que será cedida ao município e dedicada à evocação do antigo Palace Hotel. Para além disso, foram incluídos apontamentos na cor rosa, que remetem para a identidade visual do edifício original, mantendo ligação simbólica ao vizinho Centro Municipal da Juventude.
A Câmara Municipal sublinha que “esta intervenção valoriza o centro da cidade, substituindo um foco de insalubridade e abandono por uma estrutura moderna, funcional e integrada, ao mesmo tempo que respeita o passado e projeta o futuro”.
Depois de 56 anos de inatividade e deterioração, o projeto agora aprovado representa um novo ciclo urbano, com benefícios concretos para a qualidade do espaço público, a habitação e a identidade urbana de Vila do Conde.