23 de Setembro, 2025 23:23

Apresentação do projeto InPORTA para combater a solidão dos mais velhos

JVCMindelo2 meses atrás

O Centro Social e Paroquial de Mindelo (CSPMindelo) vai apresentar publicamente, no próximo dia 11 de julho, às 18h30, no espaço “Praia – Escola de Areia”, em Mindelo, o projeto “InPORTA – Viver os Dias, Combater a Solidão”, uma nova iniciativa de inovação social que pretende dar resposta ao crescente problema do isolamento e solidão entre a população sénior.

Aprovado no âmbito da Portugal Inovação Social, com uma elevada pontuação de 4,25, o projeto será financiado em 80% pelo Fundo Social Europeu, através da medida Parcerias para a Inovação Social – NORTE 2030, sendo os restantes 20% assegurados por investidores sociais, numa lógica de responsabilidade partilhada e estímulo ao investimento social.

Ao longo de 36 meses, o InPORTA vai acompanhar 100 pessoas com mais de 65 anos residentes nas freguesias de Azurara, Fajozes, Gião, Modivas e Labruge, dando continuidade e ampliando o trabalho iniciado em 2020 com o projeto-piloto Porta 55+, já implementado em Árvore, Mindelo e Vila Chã.

A metodologia do projeto é interdisciplinar e colaborativa, combinando o trabalho técnico com um programa de voluntariado formal, através do qual pessoas com mais de 55 anos, ainda ativas e autónomas, são capacitadas para acompanhar seniores em situação de solidão, com diferentes graus de dependência e redes de apoio limitadas. A intervenção inclui apoio psicossocial, atividades físicas e cognitivas, sessões individuais e de grupo, com o objetivo de promover o envelhecimento ativo, reforçar a autoestima e combater a degradação da saúde mental. A iniciativa pretende, ainda, retardar a institucionalização, estimulando os laços afetivos e o envolvimento

Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...