23 de Setembro, 2025 23:29

Curtas Vila do Conde celebra 33 anos com mais de 250 filmes

Festival internacional decorre de 12 a 20 de julho e reafirma Vila do Conde como capital das curtas-metragens.

Vila do Conde volta a ser palco do cinema em formato curto com o regresso do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que este ano cumpre a sua 33.ª edição, de 12 a 20 de julho. O evento traz consigo mais de 250 filmes provenientes de mais de 30 países, num programa que cruza novos talentos, cineastas consagrados, filmes-concerto, exposições e momentos de reflexão sobre o cinema.

A edição deste ano apresenta quatro grandes programas temáticos: “Last Film”, com as últimas obras de autores de culto como Jean-Luc Godard, Douglas Sirk, Michael Powell, e dos portugueses Manoel de Oliveira e António Campos; “In Focus”, com destaque para os realizadores Whit Stillman (EUA) e Mahdi Fleifel (Dinamarca/Palestina); “New Voices”, centrado na cineasta francesa Maureen Fazendeiro; e “Stereo”, que funde imagem e som com três filmes-concerto de nomes como Lee Ranaldo (ex-Sonic Youth), Felicia Atkinson e John Carrol Kirby.

Além dos cerca de 90 filmes em estreia nacional e 30 estreias mundiais, o Curtas 2025 traz a Vila do Conde exposições, conversas com realizadores, masterclasses e atividades para todas as idades. A Solar – Galeria de Arte Cinemática acolhe uma mostra da cineasta iraniana Maryam Tafakory, que assina também uma “Carta Branca” com filmes seus e de outros autores que dão voz a minorias e comunidades esquecidas.

O Curtas mantém-se assim como um dos festivais mais relevantes do panorama cinematográfico nacional e internacional, sendo um espaço de encontro, descoberta e celebração da arte de contar histórias em poucos minutos.

Consulte a programação completa em https://www.festival.curtas.pt/

Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...