23 de Setembro, 2025 22:17

Dia Nacional do Pescador celebrado em Vila do Conde

JVCSociedade3 meses atrás

Caldeirada comunitária e homenagem aos pescadores marcaram a Semana do Pescador nas Caxinas, Poça da Barca e Vila Chã

A Semana do Pescador foi celebrada com grande simbolismo entre os dias 23 e 31 de maio, nas comunidades piscatórias de Caxinas, Poça da Barca e Vila Chã, culminando, no último dia, com a Cerimónia Religiosa do Dia Nacional do Pescador e um almoço de homenagem no Centro Comunitário das Caxinas.

A cerimónia religiosa decorreu na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, seguida de uma Evocação aos Pescadores Naufragados no Memorial aos Náufragos. No mesmo dia decorreu um almoço dedicado aos pescadores e suas famílias, que reuniu a comunidade em torno da celebração do mar e da coragem dos que dele vivem.

Evocação aos Pescadores Naufragados no Memorial aos Náufragos

Na ocasião, Vítor Costa, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, dirigiu palavras de reconhecimento a todos os que dedicam a vida à faina: “Os pescadores são fundamentais para a nossa economia local e representam o melhor da coragem e da resiliência. A sua bravura merece o respeito de todos. Enquanto Presidente da Câmara, estarei sempre presente para defender os seus interesses e lutar por melhores condições e progresso para o setor das pescas.”

Entre os momentos mais marcantes da semana destacou-se também a tradicional Caldeirada Comunitária, confecionada com peixe fresco do nosso mar, com o apoio da Escola Superior de Hotelaria e Turismo e da Associação de Armadores de Pesca do Norte. A iguaria típica, preparada em grandes tachos, reuniu centenas de pessoas e simbolizou, uma vez mais, o espírito de partilha, cultura e identidade das comunidades marítimas.

A Semana do Pescador, promovida pela Câmara Municipal de Vila do Conde em parceria com várias associações e entidades ligadas ao setor das pescas, celebrou as tradições e o modo de vida do litoral com um vasto programa que incluiu tertúlias, exposições, oficinas, apresentações de livros, espetáculos de folclore, showcooking, o XIII Encontro de Embarcações Tradicionais e da X Exposição-Mostra de Barcos Tradicionais, entre outras iniciativas.

Durante nove dias, reafirmou-se o orgulho na identidade piscatória e na força de um povo que tem no mar a sua origem e sustento.

Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...