23 de Setembro, 2025 21:42

Um verão que retempera

João Amorim Costa

João Amorim Costa

Diretor do JVC

A vida é um luxo – e viver em Vila do Conde é usufruir desse luxo na plenitude serena e vibrante que só esta terra nos sabe dar. Perdoem-me a confissão, mas escrevo-vos este editorial sentado na areia fina da praia da Senhora da Guia, ainda com o sal na pele e o coração acelerado por uma corrida matinal. O mar está fresco, o iodo mistura-se com o aroma do bronzeador, e o murmúrio das ondas confunde-se com gargalhadas, crianças, nortada e memórias. Há instantes que nos ligam àquilo que somos – e este é um deles.

O verão de Vila do Conde tem qualquer coisa de sagrado. Cada um de nós tem o seu verão – o das festas, o dos reencontros, o dos banhos frios e dos almoços lentos, o da infância que parecia sempre caminhar o ano inteiro até chegar aqui. Este é um tempo de pausa e de balanço, de memória e de olhar em frente.

E ao olhar em frente, não podemos ignorar o muito que já se está a construir. A Câmara Municipal acaba de lançar o concurso público para um investimento histórico de 8 milhões de euros na ampliação da rede de água e saneamento – são 24 intervenções que vão melhorar a qualidade de vida de centenas de famílias. Um compromisso com o essencial, num tempo em que tantos se esquecem da importância do que está debaixo do chão. E mais: o presidente Vítor Costa garantiu que haverá nova renegociação com a Indaqua. Porque defender os interesses dos vila-condenses é uma luta contínua – e por aqui, nem no verão se baixam os braços.

Mas as mudanças não se fazem apenas debaixo de terra. Acima de tudo, fazem-se com casas, com tetos, com dignidade. Já foram atribuídas as primeiras habitações no âmbito da Estratégia Local de Habitação e está já em curso uma nova fase de candidaturas para mais 97 fogos. É mais um passo de gigante num concelho onde nunca se investiu tanto na habitação acessível. Estamos a transformar promessas em casas, projetos em vidas e obra em futuro.

Este verão retempera. Este verão prepara. Porque queremos mais quatro anos de obra feita, de futuro em construção, de ambição com sentido. Vila do Conde merece uma política que una, que sirva, que construa. Uma política com rumo, com visão e com esperança.

Foram quatro anos intensos – por vezes difíceis, por vezes marcados por um ruído político que em nada contribuiu para o desenvolvimento do concelho. Basta rever a última Assembleia Municipal para perceber como o debate político local se desviou, demasiadas vezes, do que realmente importa. Mas felizmente, os ventos da nortada não sopram só algas e maresia – também levam para longe aquilo que não faz falta.

Afinal, viver aqui é mesmo um luxo. E defender este privilégio com trabalho, com obra e com verdade – é o mínimo que devemos à nossa terra. Por isso mesmo, Boas férias. Bom verão. E depois que venha o futuro…

Nota final: o Jornal de Vila do Conde já tem edição online. Pode agora acompanhar-nos de onde quiser – mesmo com os pés na areia e o coração nesta terra que é só nossa.

Publicidade

Publicidade

Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...