Com apenas 12 anos, a Mindelense Carolina Cardoso, a representar o Centro de Karate Shotokan do Norte, obteve o primeiro lugar em Kata e em Kata Equipa, na competição internacional 16th Shotokan Karate SKIEF Championship 2025, que se realizou na Grécia, de 25 a 27 de abril.
O JVC falou com a jovem Karateca, para conhecer melhor o seu percurso e os seus objetivos futuros.
Com que idade começaste a praticar karaté e porque escolheste esta modalidade?
Faço karaté desde sempre por exemplo dos meus pais que estão muito ligados a esta modalidade.
Quando percebeste que poderias crescer dentro deste desporto?
Eu sempre acreditei, e sempre acreditaram que eu conseguia crescer no karate, mas quando conquistei o meu primeiro título de campeã nacional da FNKP acho que percebi que realmente poderia evoluir muito.
Atualmente, já conquistaste vários títulos. O que sentes quando sobes ao pódio?
É um sentimento de orgulho, honra e de ver todo o meu trabalho a dar resultados e é, sem dúvida, um sentimento inexplicável e único.
Recentemente, conquistaste, na Grécia o 1º lugar kata e kata por equipas. Como descreves esta experiência?
Apesar de ser uma competição internacional do estilo de karate shotokan da minha associação, foi uma excelente experiência muito enriquecedora a todos os níveis.
É um orgulho representar Portugal internacionalmente? Sentes que és reconhecida por isso ou que ainda há algum caminho a fazer no nosso país para que o karaté tenha maior visibilidade/apoio?
Obviamente que é um orgulho. Mas ainda é uma modalidade dita amadora e sabemos que é mais difícil o reconhecimento, mas há cada vez mais visibilidade.
No futuro, imaginas-te a continuar? Que objetivos pretendes alcançar?
Sim, pretendo continuar até alcançar os meus objetivos que é a medalha de ouro no campeonato do mundo da World Karate Federation.
Em que medida, praticar karaté te ajuda na tua vida, no teu crescimento?
O karate ajuda-me na concentração, no foco, no controle emocional, mas principalmente na disciplina e na persistência.