José Tiago de Sousa, natural de Mindelo, Vila do Conde, participou no passado dia 22 de setembro no videocast “O Mundo em Movimento: Ambiente e Ação Climática”, promovido pela Universidade Autónoma de Lisboa.
O jovem vilacondense, doutorando em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, foi uma das vozes em destaque num painel que reuniu jovens ativistas, académicos e políticos em torno da urgência de enfrentar a crise climática.
Ao lado de nomes como Afonso Neves Soares (movimento Último Recurso), a deputada Andreia Galvão e a ativista Joana Guerra Tadeu, José Tiago defendeu que a resposta às alterações climáticas deve ser feita “de modo informado, mas flexível”, conciliando ação urgente com uma abordagem equilibrada que una justiça climática e justiça social.
O debate abordou temas como o cumprimento do Acordo de Paris, a responsabilidade global partilhada e a necessidade de uma transição ecológica justa. Para José Tiago, o encontro foi “um momento de encontro e esperança”, reforçando a importância de cuidar “das pessoas e da sua Casa Comum”.
A iniciativa integrou o ciclo “O Mundo em Movimento”, promovido pelo Projeto Desafios Globais para o Desenvolvimento em parceria com o Clube de Lisboa, a Plataforma para o Crescimento Sustentável e a própria UAL. O objetivo passa por dar voz aos jovens e incentivá-los a refletir sobre os grandes desafios internacionais, como o ambiente, a paz e o desenvolvimento sustentável.