15 de Outubro, 2025 22:14

Obras de Requalificação Habitacional Municipal avançam em vários empreendimentos do concelho

JVCSociedade1 semana atrás

A Câmara Municipal de Vila do Conde está a executar um programa de reabilitação habitacional municipal, abrangendo diversos empreendimentos no concelho, com um investimento global de cerca de 5,7 milhões de euros. Ao todo, serão beneficiados 149 fogos habitacionais, com intervenções profundas destinadas a melhorar as condições de habitabilidade, a eficiência energética e a sustentabilidade dos edifícios.

O plano inclui obras nos bairros das Dálias, Labruge, Macieira da Maia, Junqueira e Mosteiró, com trabalhos já em curso.

Parque Habitacional das Bairro das Dálias

A requalificação do Bairro das Dálias representa um investimento de 1,96 milhões de euros, abrangendo 64 fogos habitacionais.

No Bairro das Dálias, já está parcialmente concluída a primeira fase da cobertura, incluindo caleiras e nova estrutura, enquanto avançam a substituição dos esquentadores e os trabalhos nas fachadas, com pinturas, caixilharias e sistema “candywall”. Nas próximas semanas iniciar-se-ão as intervenções interiores, abrangendo pintura, renovação de instalações elétricas, louças sanitárias, cozinhas e pavimentos, estando igualmente previstas melhorias nas áreas comuns, como pintura das escadas, iluminação LED, novos intercomunicadores e colocação de tapavistas.

Parque Habitacional de Labruge

Em Labruge, decorre a requalificação de 17 fogos habitacionais, com um investimento de 750 mil euros, financiado pelo PRR, no âmbito do Programa 1.º Direito. A obra deverá estar concluída até ao final de 2025.

No Parque Habitacional de Labruge, já concluída a substituição integral da cobertura com correção térmica, decorre a aplicação do novo revestimento nas fachadas, em fase final. Estão igualmente a ser substituídas as caixilharias por modelos mais eficientes, enquanto no interior avançam trabalhos de pintura, renovação de esquentadores, louça sanitária, soalhos flutuantes e equipamentos elétricos, prevendo-se ainda, nas próximas semanas, a substituição dos armários de cozinha.

Parque Habitacional de Macieira da Maia

O Bairro de Macieira da Maia acolhe uma intervenção em 31 fogos, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.

No Bairro de Macieira da Maia, já foi concluída parte das coberturas em cerâmica, estando prevista a continuidade dos trabalhos nos restantes blocos. Encontra-se em execução o sistema ETIC na fachada posterior, estando programada, em breve, a deslocação do andaime para a fachada principal a fim de finalizar a intervenção. Paralelamente, terá início a substituição das caixilharias, bem como os trabalhos de pintura e renovação dos pavimentos.

Parque Habitacional da Junqueira

Neste bairro, estão a ser requalificados 19 fogos, num investimento superior a 850 mil euros.

No Bairro da Junqueira prosseguem os trabalhos de cobertura e intervenções nas fachadas, de acordo com o plano definido. O prazo máximo para a conclusão destas obras está fixado em 31 de março de 2026, assegurando o cumprimento integral do cronograma estabelecido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Parque Habitacional de Mosteiró

No Empreendimento Habitacional estão contemplados 18 fogos, com um investimento base de cerca de 700 mil euros, também financiado a 100% pelo PRR.

Neste empreendimento encontram-se em curso os trabalhos nas fachadas, com a execução do capoto e a regularização de base já em desenvolvimento. Nas próximas semanas terá início a substituição da cobertura, dando continuidade ao plano de requalificação previsto para este conjunto habitacional.

Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...