A Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde (PPRLVC) e a Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM) vão ser alvo de um plano integrado de conservação da natureza, biodiversidade e património natural, que pretende reforçar a valorização ecológica destas áreas de elevado valor natural.
O projeto, que representa um investimento total de 1 milhão de euros e contará com financiamento comunitário de 750 mil euros, foi recentemente aprovado no âmbito do programa NORTE2030.
A intervenção assenta em três grandes eixos: recuperação ecológica e reforço da resiliência climática, valorização do património natural e da fruição pública sustentável e educação ambiental e envolvimento comunitário.
Segundo o município, o plano permitirá recuperar habitats, aumentar a biodiversidade, reduzir os impactos das alterações climáticas e dinamizar o turismo de natureza, colocando a PPRLVC e a ROM no centro de uma estratégia territorial sustentável.
Para além de proteger e valorizar os ecossistemas, o projeto pretende aproximar a população do património natural, promovendo a coesão social e a literacia ambiental.