A Câmara Municipal de Vila do Conde vai investir um total de 3,6 milhões de euros na requalificação de duas escolas do concelho — a Escola Básica das Caxinas e a Escola Básica de Retorta. As intervenções, que foram apresentadas à comunidade educativa, representam um forte compromisso municipal com a Educação, considerada uma área prioritária para o executivo.
Na Escola Básica das Caxinas, a obra contará com um investimento de 1,7 milhões de euros, cofinanciado pelo programa Norte 2030. O projeto inclui a substituição de caixilharias, correção térmica de fachadas e coberturas, instalação de um novo sistema de aquecimento e produção de água quente, implementação de iluminação mais eficiente, requalificação das casas de banho e substituição integral dos pavimentos. A intervenção visa dotar a escola de melhores condições de conforto, modernidade e eficiência energética.
Já a Escola Básica de Retorta será alvo de uma requalificação e ampliação avaliada em 1,9 milhões de euros, com um prazo de execução previsto de 18 meses. A intervenção prevê a ligação dos três edifícios atualmente separados, a criação de quatro novas salas de aula, uma sala polivalente e multiuso, biblioteca, sala de professores, ampliação do refeitório e construção de novas instalações sanitárias. O projeto resulta de um processo de auscultação junto da Junta de Freguesia, Associação de Pais, Direção do Agrupamento de Escolas e Coordenação da escola, respondendo às necessidades mais prementes identificadas pela comunidade.
A autarquia sublinha que estas obras são mais um passo na criação de ambientes escolares de qualidade, seguros e adaptados às exigências do futuro, reforçando o investimento estratégico na melhoria das infraestruturas educativas em todo o concelho.