A tradicional Procissão ao Senhor dos Navegantes, um dos momentos mais emblemáticos das festas religiosas do concelho, realiza-se este domingo, 3 de agosto, nas Caxinas, e deverá voltar a reunir milhares de fiéis e visitantes. Esta manifestação de fé da comunidade piscatória de Caxinas e Poça da Barca é uma expressão profunda da devoção ao seu padroeiro e um dos pontos altos do verão em Vila do Conde.
Com início marcado para as 16h00, a procissão contará com 16 andores, cavalaria, fanfarra e a participação de várias entidades e associações concelhias, percorrendo as ruas da zona costeira num ambiente de grande emoção e espiritualidade. A Eucaristia Solene, que antecede o cortejo, realiza-se às 11h00, junto à Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes.
As Festas ao Senhor dos Navegantes decorrem até 7 de agosto, com um programa que alia tradição e modernidade, integrando celebrações religiosas, concertos e momentos de animação para todos os públicos. Entre os destaques musicais está o concerto de Tony Carreira, na sexta-feira, 1 de agosto, e o espetáculo com Santa Maria, no sábado. Ainda no domingo, depois da procissão, a animação continua com a Banda de Música, às 19h00, e o concerto de Maninho, às 22h00. A noite termina com um espetáculo piromusical, às 00h30.
As festividades incluem ainda, na segunda-feira, dia 4, as solenidades religiosas evocativas do 40.º aniversário da inauguração da Igreja, e culminam na noite de 6 para 7 de agosto, com uma sessão de fogo de artifício à meia-noite e meia, assinalando o encerramento das celebrações.
A organização das festas é da responsabilidade do Conselho Económico Paroquial, Conselho Pastoral Paroquial e Confraria de Nosso Senhor dos Navegantes, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde e da Junta de Freguesia.