O Centro Social e Paroquial de Mindelo lançou oficialmente, no passado dia 11 de julho, o projeto InPORTA – Viver os Dias, Combater a Solidão, uma resposta inovadora no concelho de Vila do Conde para enfrentar um dos maiores desafios associados ao envelhecimento: a solidão não desejada e o isolamento social.
Apresentado na “Praia – Escola de Areia”, em Mindelo, o projeto visa promover o bem-estar, a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com mais de 65 anos, através de um modelo de intervenção de proximidade e centrado no domicílio, com acompanhamento psicossocial e um conjunto de atividades físicas, cognitivas e lúdicas.
Com uma duração de 36 meses, o InPORTA prevê acompanhar cerca de 100 pessoas idosas residentes nas freguesias de Azurara, Fajozes, Gião, Modivas e Labruge, dando continuidade ao trabalho iniciado com o projeto anterior Porta 55+, desenvolvido desde 2020 em Árvore, Mindelo e Vila Chã.
Um dos pilares centrais da iniciativa é a criação de uma rede de voluntariado sénior, que envolve pessoas com mais de 55 anos, autónomas e ativas, que são capacitadas para acompanhar outras mais velhas, promovendo relações significativas e o envelhecimento ativo. Todos os voluntários terão acesso à Academia de Voluntariado, onde recebem formação especializada.
A equipa técnica do projeto é composta por profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia e Educação Social, estando prevista, em breve, a integração de especialistas em Terapia Ocupacional e Psiquiatria.
O InPORTA é financiado no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social, através da medida “Parcerias para a Inovação Social – NORTE 2030”, num investimento total de cerca de 403 mil euros, sendo cerca de 322 mil euros elegíveis, com 80% financiados pelo Fundo Social Europeu e 20% assegurados por investidores sociais, numa lógica de responsabilidade partilhada.
A cerimónia de apresentação contou com a presença do Presidente do Centro Social e Paroquial de Mindelo, Pe. José Emanuel Amorim, da representante da Portugal Inovação Social – Região Norte, Sónia Files, da Vereadora da Coesão e Ação Social da Câmara Municipal de Vila do Conde, Carla Peixoto, e do Presidente da Junta de Freguesia de Mindelo, Cláudio Matos, entre outros representantes institucionais e parceiros.