23 de Setembro, 2025 18:35

Vítor Costa recandidata-se à presidência da Câmara com novos compromissos para o concelho

JVCSociedade5 dias atrás

Candidato avança para novo mandato com aposta em mobilidade, habitação, educação, creches e valorização do património.

No passado dia 13 de setembro, Vítor Costa apresentou a sua recandidatura à Câmara Municipal, numa sessão que teve lugar na Praça Vasco da Gama, onde deu também a conhecer a sua equipa e os candidatos do Partido Socialista às Juntas de Freguesia de Vila do Conde.

No discurso de apresentação, o atual presidente recordou os quatro anos de mandato, sublinhando o trabalho realizado e a proximidade com a comunidade: “Há quatro anos confiaram-me uma missão de enorme responsabilidade: servir Vila do Conde e trabalhar, todos os dias, para elevar o nosso concelho a um patamar de excelência. Estivemos lado a lado, todos os dias, ao longo destes 4 anos.”

Vítor Costa destacou os investimentos feitos na educação, habitação, saúde, coesão social, segurança e modernização do concelho, assegurando que “foi muito o que se fez”, mas que o essencial é “o que falta fazer”.

“Digo-vos, sem qualquer discurso artificial ou de palavras vãs: se o tempo voltasse atrás, voltaria a assumir esta missão com o mesmo sentido de dever e responsabilidade. Hoje volto a apresentar-me, não como presidente, mas como cidadão, de coração aberto e com a mesma humildade.”

Novos compromissos para o próximo mandato

Vítor Costa apresentou ainda os novos compromissos para os próximos quatro anos, com destaque para áreas como a mobilidade, habitação, educação, infância e valorização do património.

Entre eles, destacou a mobilidade, com a construção de uma nova ponte rodoviária sobre o Ave, junto à ponte do Metro, e a requalificação da rede viária em todo o concelho. Também a educação continuará a ser prioridade: “No próximo mandato, o Cheque Educação passará a 150 euros e será alargado a todos os alunos residentes, incluindo os que estudam fora do concelho ou frequentam escolas privadas.”

Na área da infância e apoio às famílias, Vítor Costa lembrou a importância de aumentar a resposta em creches: “Nos próximos anos serão precisos mais 800 lugares de creche. Onde não for possível garantir essa resposta com as IPSS, a Câmara criará soluções.” O atual presidente garantiu ainda a manutenção do Cheque Natalidade, no valor de 250 euros.

Quanto à habitação, anunciou a continuidade do plano de construção e requalificação: “Além das 67 habitações já atribuídas, até ao final do ano teremos mais de 90 habitações para entregar e, em 2026, mais outras tantas. Vamos ainda avançar com a requalificação dos Parques Habitacionais de Árvore, Modivas, Cidade Nova e Farol. Ao mesmo tempo, promoveremos a construção de 450 fogos acessíveis para jovens e famílias da classe média.”

O candidato socialista apontou ainda para um “investimento de 20 milhões de euros na rede de cobertura de água e saneamento, com a primeira fase já lançada no valor de 8 milhões” e reforçou a ambição de valorizar o património: “Queremos iniciar o processo que levará o nosso Centro Histórico à classificação de Património Mundial da UNESCO, pelo valor dos nossos monumentos nacionais e pela riqueza do nosso património imaterial.”

Com estas propostas, Vítor Costa afirmou que se recandidata “de braços abertos para servir Vila do Conde com os vilacondenses”, frisando o orgulho pelo trabalho realizado e a convicção de que “o que falta fazer é sempre mais importante que aquilo que foi feito”.

Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...