Já está concluída a participação de Joaquim Mendes e Ana Rita Oliveira, do Ginásio Clube Vilacondense (GCV), na seleção de Portugal que esteve presente nos XXXI Jogos do Mediterrâneo em karaté, que se realizaram em Guadalajara, Espanha.
Em Kumite (menos 67 kg), Joaquim Mendes ganhou o combate frente ao kosovar Dren Gashi, mas não foi tão eficaz frente ao italiano Luca Maresca.
O vila-condense acabou por ser repescado e bateu o espanhol Zsamoran Shote, mas perdeu diante do francês Isaac Matingou, o que lhe tirou possibilidade de lutar pelas medalhas.
O atleta do Ginásio ficou no 5º. lugar final individual e no mesmo posto por equipas. Nesta caso, o conjunto nacional foi formado por Diogo Ribeiro, José Miranda, Daniel Agostinho, Rafael Lambelho e Joaquim Mendes.
Em femininos, em kumite (mais de 68 quilos), Ana Rita Oliveira ganhou o primeiro combate contra a bósnia Selena Lekanic, mas perdeu na segunda ronda diante da turca Meltem Hocaoglu e foi afastada da competição individual.
A vila-condense contribuiu, porém, para o 5º. lugar de Portugal na prova coletiva em seniores femininas (kumite), juntamente com Lea Barros e Bárbara Valente.
Em termos globais, a seleção lusa ficou no 5º. posto entre todas as nações, nas várias categorias etárias e variantes, e trouxe cinco medalhas de ouro, oito de prata e 13 de bronze.
A FNKP – Federação Nacional de Karaté de Portugal congratula “o brilhante desempenho dos atletas (…) que dignificaram, uma vez mais, o nome de Portugal e da nossa modalidade”.
Nos jogos do Mediterrâneo participam Portugal, Espanha, Kosovo, Grécia, Itália, Croácia., França, Turquia, Chipre, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Sérvia, Macedónia do Norte e Albânia.