O Nacional ITKF 2025 realizou-se em Santo Tirso, no dia 28 de junho. Este é o ponto mais alto do calendário competitivo nacional da Federação Budo Tradicional de Portugal (FBTP).
O evento reuniu karatecas oriundos de diversos pontos do país, “num verdadeiro espírito de excelência, disciplina e tradição, pilares centrais da modalidade”, afirma o Ginásio Clube Vilacondense (GCV).
Mais do que uma simples competição, o Campeonato Nacional afirmou-se como um “espaço de promoção dos valores do Karaté Tradicional, destacando-se pelo rigor técnico, desenvolvimento humano e espírito de superação individual e coletiva”, descreve o GCV.
A competição integrou as disciplinas de Kata, Kumite e Fukugo, proporcionando uma avaliação completa das competências técnicas, táticas, estratégicas e mentais dos participantes.
Os encontros decorreram ao longo de quatro horas intensas, divididos por três escalões – Cadetes, Juniores e Seniores, em ambos os géneros – assegurando a representatividade de diferentes fases do percurso desportivo.
Com 109 registos oficiais, esta edição do Nacional ITKF reveste-se de particular importância, uma vez que servirá de base para a observação e seleção dos atletas que irão representar Portugal no Campeonato Europeu ITKF, agendado para outubro, na Sérvia.
O Ginásio Clube Vilacondense marcou presença com uma jovem e promissora equipa, que, apesar da sua juventude, “demonstrou enorme valor, dedicação e competência técnica”.
Foram 33 medalhas conquistadas, 10 das quais de ouro. Os resultados obtidos foram “verdadeiramente notáveis, refletindo o trabalho árduo desenvolvido pelos atletas e treinadores ao longo da época”.
Resultados:
Cadetes Femininos
Cadetes Masculinos
Juniores Femininos
Juniores Masculinos
Seniores Femininos
Seniores Masculinos
Foram 33 pódios alcançados, um resultado histórico para a equipa do Ginásio.