O Opus Trio, ensemble composto pelos professores do Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde, acaba de conquistar o Gold Prize da Virtuoso International Music Awards, no Reino Unido. O grupo, formado por Aires Pinheiro (guitarra), Anna Pereira (violino) e António José Oliveira (violoncelo), volta assim a ser distinguido internacionalmente pela excelência artística e pela interpretação de música de câmara.
Este novo galardão junta-se a uma série de prémios que o trio tem vindo a conquistar ao longo dos últimos meses. Entre eles, destacam-se o Gold Prize da International Schubert Competition Vienna, na Áustria, o 1.º Prémio dos New York Classical Debut Awards, o Gold Prize da Amadeus International Music Awards de Salzburgo, o 1.º Prémio da International BTHVN Wien Competition, o 1.º Prémio da Birmingham International Music Competition e ainda o Gold Prize e o Special Award dos Euterpe Music Awards de Berlim.
Graças a este percurso, o Opus Trio tem vindo a apresentar-se em alguns dos palcos mais prestigiados da cena musical internacional, como o Kammermusiksaal da Filarmónica de Berlim e o Weill Recital Hall do Carnegie Hall, em Nova Iorque.
Com esta mais recente distinção, o grupo encontra-se agora em posição privilegiada para vir a ser selecionado para representar Portugal numa apresentação na St James’s Church, Piccadilly, em Londres.