23 de Setembro, 2025 21:38

Um compromisso de vida e de verdade, com Vila do Conde

João Amorim Costa

João Amorim Costa

Arquiteto

Miguel Torga escreveu um dia que “a maior desgraça que pode acontecer a um artista é começar pela literatura, em vez de começar pela vida”. O Sr. Pino começou pela vida. E em meados de maio de 2023 foi assim que iniciei um editorial, juntando uma magnífica entrevista a propósito dos seus 100 anos.

O Sr. Pino deixou-nos agora, após ter vivido mais de um século — 102 anos de raízes fundas, que o ligaram a Miranda do Douro, mas também a Vila do Conde, terra que fez sua e ajudou a contar. Foi fundador e cooperante deste grande jornal, companheiro de tantos na Cooperativa Edições Linear e, até aos últimos dias, leitor fiel do seu/nosso Jornal de Vila do Conde.

A sua vida lembra-nos aquilo que sempre fomos: produto desta terra e da vontade destas gentes. Cada página que escrevemos é também uma página de memória coletiva, feita da cultura, da coragem e da esperança de quem acreditou que um jornal local podia ser mais do que papel e tinta — podia ser um elo vivo entre gerações, uma família alargada.

Nos últimos quatro anos, relatámos e acompanhámos como nunca projetos e obras estruturantes por todo o concelho: habitação a preços acessíveis, o novo Centro de Saúde já em fase de conclusão, a transformação das Caxinas, a frente ribeirinha renovada, o arranque do Parque Ribeirinho de Azurara e da ecovia ao longo do Ave. Assistimos ao empenho no plano de mobilidade, à luta pela nova ponte sobre o Ave, ao investimento em saneamento e água, à preservação do património e ao apoio constante ao movimento associativo, cultural e desportivo. Registamos nesta mesma edição a conquista para Vila do Conde do CEJ – escola de juízes e magistrados que está prestes a abrir portas provisoriamente, mas com a obra no Convento do Carmo já a iniciar.

Noticiámos o reforço da Educação, com os apoios financeiros — cheques creche, educação e ensino superior —, as obras em muitas escolas espalhadas pelo concelho e a perspetiva de 800 novas vagas em creches. Foi, e continuará a ser, nossa missão acompanhar estes processos de perto e com rigor.

Tal como a vida de pessoas como a do Sr. Pino se fundiu com Vila do Conde, também a obra do Presidente Vítor Costa se funde com a vida recente desta comunidade, sendo inegavelmente a expressão da sua dedicação, coragem e visão.

O nosso compromisso permanece o mesmo: ser claros, ser rigorosos e estar sempre próximos da comunidade que servimos. Continuaremos a dar espaço às diferentes vozes e a noticiar com isenção, sem polémicas desnecessárias e valorizando o que de melhor se faz em Vila do Conde.

E porque acreditamos que o futuro também se escreve no digital, renovamos aqui o nosso compromisso: o Jornal de Vila do Conde continuará a chegar às vossas casas em papel, mas também está a crescer na sua edição online, mais próxima, mais rápida e mais aberta ao diálogo com todos. Honramos o passado, vivemos o presente e abraçamos o futuro com a mesma dedicação de sempre.

Com gratidão pela memória dos que nos trouxeram até aqui e com esperança no futuro que queremos construir, afirmamos o nosso compromisso: este jornal é, e continuará a ser, com verdade, feito para si, por e para Vila do Conde

Publicidade

Publicidade

Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...