No passado dia 26 de setembro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila do Conde recebeu a cerimónia de assinatura do Acordo de Colaboração para a Formação baseada no Modelo Desenvolvimento e Educação em Creche® (DEC®).
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila do Conde, o ProChild CoLAB – Against Poverty and Social Exclusion e a Fundação Belmiro de Azevedo, contando ainda com a adesão de várias instituições do concelho com resposta de creche.
O protocolo estabelece a implementação de um modelo inovador e sustentável de formação para as equipas educativas, assente em práticas baseadas em evidência científica, com o objetivo de capacitar profissionais e melhorar a qualidade da educação em creche. No concelho, estão abrangidos 125 educadores e auxiliares, 25 coordenadores pedagógicos e as direções das instituições, num total de 18 entidades parceiras.
Durante a sessão, intervieram a vereadora da Coesão e Ação Social, Carla Peixoto, a presidente da direção do ProChild CoLAB, Isabel Soares, a diretora executiva do ProChild CoLAB, Ana Luísa Justino, e o diretor da Fundação Belmiro de Azevedo, José Fernando Côrte-Real. O presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, destacou a importância da formação para “garantir práticas de elevada qualidade e apoiar o desenvolvimento integral das crianças desde a primeira infância”.
Com este acordo, Vila do Conde torna-se um território-piloto na implementação do modelo DEC®, que pretende não só qualificar os contextos de creche, mas também contribuir para quebrar ciclos de pobreza e exclusão social, apoiando as famílias e promovendo a igualdade de oportunidades desde os primeiros anos de vida.