A Câmara Municipal de Vila do Conde assinalou o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) com o lançamento do Archeevo, uma nova plataforma de gestão documental que representa um marco na modernização dos serviços arquivísticos do concelho.
Com esta ferramenta, passa a ser possível consultar o acervo documental municipal de forma mais intuitiva e acessível, seja presencialmente – na sala de leitura José Alberto Reis Pereira ou no CEDOPORMAR (Centro de Documentação dos Portos Marítimos Quinhentistas, na Alfândega Régia) – ou online, através do link https://arquivo.cm-viladoconde.pt
O Archeevo surge como substituto do GISA. Esta nova aplicação é mais intuitiva, rápida e adaptada às exigências atuais de consulta e preservação da memória histórica.
Através desta nova plataforma, os utilizadores poderão aceder não apenas aos documentos do Arquivo Municipal, mas também a acervos de outras instituições que incluem informação relacionada com Vila do Conde Quinhentista, num esforço de integração e partilha de conhecimento.