No passado dia 5 de maio, uma delegação do Secretariado-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, e por representantes da Unidade Orgânica de Logística e Finanças da Polícia de Segurança Pública (PSP), visitou as obras do novo Edifício Sede da Divisão Policial da PSP de Vila do Conde.
Com conclusão prevista para o final de 2025, a obra representa um investimento de cerca de quatro milhões de euros, resultante de um acordo interadministrativo entre a Câmara Municipal de Vila do Conde e o Ministério da Administração Interna, com o Município a assegurar uma parte do cofinanciamento.
Este novo equipamento policial vai centralizar as Esquadras de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Santo Tirso, reforçando a resposta da PSP na região. Irá acolher a Esquadra Policial de Vila do Conde, a Esquadra de Trânsito, a Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão Policial de Vila do Conde e a 8.ª Esquadra de Investigação Criminal, pertencente à Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto.
O presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, destaca a importância deste investimento para a segurança e qualidade de vida da população, considerando que “esta obra simboliza a aposta do Município e do Governo na modernização e reforço da presença policial no concelho. Estamos a dotar Vila do Conde de uma infraestrutura adequada aos desafios atuais da segurança pública e ao bem-estar dos cidadãos e dos próprios agentes da PSP”, afirmou o autarca.
As obras prosseguem a bom ritmo, prevendo-se que o novo edifício se torne uma referência na rede de infraestruturas policiais da região Norte.