23 de Setembro, 2025 23:04

Polo provisório do CEJ pronto a receber futuros magistrados

JVCSociedade1 semana atrás

As obras de adaptação do Centro de Atividades do Parque João Paulo II estão concluídas, estando da parte da Câmara Municipal de Vila do Conde tudo pronto para receber os futuros juízes e magistrados do Ministério Público que irão frequentar o polo provisório do Centro de Estudos Judiciários (CEJ).

Este polo funcionará no Centro de Atividades até à conclusão da reabilitação do Convento do Carmo, onde ficará definitivamente instalado. O investimento total no projeto ascende a 1,5 milhões de euros, financiados pelo Ministério da Justiça, através do IGFEJ.

Numa primeira fase, as novas instalações provisórias estão preparadas para acolher cerca de 46 alunos. Quando o Convento do Carmo estiver concluído, a capacidade aumentará para 60 formandos, transformando Vila do Conde num novo centro de excelência da formação judiciária em Portugal.

O presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, sublinha a importância estratégica do projeto: “É um investimento no futuro da justiça portuguesa. A escolha de Vila do Conde para acolher este polo do CEJ reflete uma visão que beneficiará o setor judiciário e o desenvolvimento do nosso concelho.”

Com as condições já reunidas para o arranque do polo provisório, Vila do Conde afirma-se como peça-chave no processo de descentralização da formação judicial, reforçando a sua posição no mapa nacional das instituições de ensino e formação.

Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...