15 de Outubro, 2025 19:56

Entrevista a Messias Baptista

JVCDesportoCanoagem1 semana atrás

Natural de Vila do Conde, Messias Baptista começou a praticar canoagem no Vila do Conde Kayak Clube em 2010. O atleta demonstrou enorme qualidade, despertando o interesse do CN Ponte de Lima, que assegurou a sua contratação em 2013.

Em 2018, após dois anos nos juniores com vários títulos ganhos, destacou-se na Taça de Portugal de Regatas em Linha, em seniores, vencendo em K1 200m. Os dirigentes do Benfica ficaram convencidos da sua qualidade e do seu enorme potencial, contratando-o em fevereiro de 2019. Em julho, Messias Baptista venceu o seu primeiro título de “águia ao peito”: o Campeonato Nacional de Regatas em Linha, em K1 200m.

Em 2021, o canoísta participou nos Jogos Olímpicos, em Tóquio, pela primeira vez. Seguiu-se a conquista de vários títulos em competições europeias e mundiais, entre os quais o título mundial de k2 500m em 2023, e ainda a partipação nos Jogos Olímpicos 2024, em Paris. Recentemente, o canoísta vila-condense conquistou duas medalhas, uma de ouro e uma de prata, no Mundial de Canoagem Velocidade 2025.

Nesta edição, o JVC falou com o vila-condense sobre a sua carreira e objetivos futuros.

Como começou o gosto pela canoagem?
Começou de forma simples, com curiosidade em experimentar a modalidade no clube da minha terra. Aos poucos fui-me apaixonando pela sensação de estar na água e pela competitividade.

Desde o início que tem conquistado vários títulos, nomeadamente em representação de Portugal. Qual é o sentimento que se tem em cada subida ao pódio?
É sempre um orgulho enorme. Cada pódio é o reflexo de muito trabalho, sacrifício e dedicação, e ouvir o hino de Portugal torna tudo ainda mais especial.

Conquistou duas medalhas, uma de ouro e uma de prata, no Mundial de Canoagem Velocidade 2025. Qual foi o maior desafio nesta competição e como se vive o momento da vitória?
O maior desafio foi manter a concentração em provas tão exigentes fisicamente. Mas a consciência estava tranquila, pois sabia do trabalho que tinha realizado e estava em excelente forma física e mental. O momento da vitória vive-se com uma mistura de alívio e felicidade, sabendo que todo o esforço valeu a pena.

Estreou-se nos Jogos Olímpicos, em Tóquio, e depois repetiu o apuramento em 2024, em Paris. Enquanto atleta profissional, como é para si fazer parte dos melhores atletas do mundo?
É um privilégio enorme. Estar entre os melhores do mundo é um sonho realizado e, ao mesmo tempo, uma motivação constante para continuar a evoluir. Vejo-me a inspirar os mais novos de forma a mostrar que é possível seguirem os seus sonhos.

De todos os títulos há algum que possa destacar como o mais especial?
Sem dúvida, o título mundial de k2 500m em 2023. Foi a concretização de um objetivo de vida e um momento que nunca esquecerei. Foi a primeira vez que me sagrei campeão do mundo, numa distância olímpica e em ano de apuramento olímpico. Partilhar esta vitória com o meu parceiro João Ribeiro tornou o momento ainda mais especial!

Qual é o maior desafio desta modalidade?
A exigência física e mental. A canoagem requer uma disciplina diária muito rigorosa, com treinos duros e sacrifícios constantes. Há muito tempo longe de casa e da família, a alta competição exige uma dedicação constante e a 100%, desde treinos a descanso e alimentação. De qualquer maneira, sinto-me um privilegiado por poder fazer aquilo que gosto!

Quais são os objetivos para o seu futuro no âmbito da canoagem?
Continuar a representar Portugal ao mais alto nível, conquistar mais títulos e manter-me entre os melhores do mundo. Desejo muito ainda conquistar uma medalha olímpica.

Surgiu a oportunidade de integrar a lista de candidatos do Partido Socialista à Câmara de Vila do Conde. O que entende que poderá trazer ao Concelho e que mudanças considera que podem ser feitas com o seu contributo?
Quero trazer a visão de alguém que cresceu em Vila do Conde e que conhece bem as necessidades das pessoas. A alta competição ensinou-me bastantes valores que posso utilizar e partilhar. Quero também contribuir com a minha experiência, energia e visão para uma Vila do Conde mais dinâmica, com oportunidades para os jovens, reconhecimento para os atletas e condições para que cada cidadão possa sentir orgulho em pertencer a esta cidade.

Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...